terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Sozinha, em casa

Essa é a minha última semana de folga, na próxima começo o curso de alemão. Por isso, de manhã estou sozinha em casa. Marido chega, normalmente, entre 13h e 14h.

O apartamento precisa de reparos e a cooperativa imobiliária está fazendo aos poucos. Ontem foi o dia da janela da sala, que estava com problemas.

Eles ligaram pra marido e avisaram que estariam aqui entre 12h e 15h. Marido avisou que não estaria em casa, que eu estaria mas que não falava alemão, só português e inglês.

Estou acostumada a me denserolar em algumas situações com inglês e, às vezes, até com portunhol. Então, pra mim estava tranquilo. Só que, quando os caras do conserto chegaram descobri que eram dois turcos e que não falavam nada de inglês.

Imaginem a cena, um tentando ser entendido pelo outro. Pior, eu já entendo alguma coisa de alemão, mas vai tentar entender o alemão de um turco. Eles falam parecendo que estão com um ovo na boca (maldade). A única coisa que entendi foi:

- Kannst du probieren?
Para eu testar o trabalho que eles tinham feito em 5 minutos. O que fiz prontamente.

Depois dissemos Tschüss e ficamos por isso mesmo.

Imagina se fosse coisa mais séria? =P

4 comentários:

  1. Oi Eve
    Eu estou há quase um ano na Austria e não falo nada de alemão. Imagine que ja tive uma ajudante em casa que era tcheca e não falava nada em inglês. Nossa interação era só por mímica. Ela falava em alemão e eu respondia em inglês, mas poderia responder em portugues que ia dar na mesma.
    Essas situações sempre ocorrem comigo. Qdo o meu filho esta em casa eu abuso dele para ser o meu interprete, mas senão, me viro na mimica mesmo, já que essa é uma lingua universal.
    Bjs
    Lu

    ResponderExcluir
  2. mana, tu vai falar besteira em alemão? Ai ai, me ensina logo! hahahah

    ResponderExcluir
  3. Ah, essas histórias são das melhores depois que o aperto passa! E a gente não se aperta, né? Precisou, tem mímica, tem dedo pra apontar, desenhar, qualquer coisa!

    Uma vez bati o maior papo com uma garotinha coreana que morava na Alemanha. Eu não falo coreano nem alemão, ela não falava português, inglês, francês, espanhol, nada que desse pra mim. E mesmo assim ficamos amigas de infância!!! :-)
    bjk
    Mônica

    ResponderExcluir
  4. Ai Eve, fiquei lembrando de quando cheguei aqui que nao falava nem alemao e nem ingles e fiz duas amigas turcas. Até hoje nao consigo saber como a gente conseguia se comunicar. rs

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P