quarta-feira, 14 de abril de 2010

Eu e o feijão. O feijão e eu.

Desde que marido chegou na Alemanha que ele quer comer feijão. E eu estava enrolando, porque quem sabe cozinhar sou eu e cozinha não é o meu lugar preferido da casa, néam?

Só que eu não pude evitar que, no dia da apresentação da Mineirinha aqui em Berlin, ele comprasse um quilo de feijão. Na Livraria, uma livraria lusófona, que vende muitos produtos brasileiros, inclusive guaraná, tinha feijão.

Resolvi cozinhar o feijão essa semana, depois de ter comprado todos os ingredientes, os mesmos que eu uso no Brasil, exceto pela carne de sol que não achei aqui.

O bendito do feijão levou mais de uma hora cozinhando. A panela de pressão aqui é um pouco diferente da que eu conheço e quando tentei abrir a primeira vez para ver, foi feijão para muitos lados da cozinha. Primeira parte.

Lá vai eu limpar a cozinha...

Depois de pronto, servi para o jantar. O danado ficou até gostoso. Sentamos à mesa às 19h. Eu lembro que ainda pensei: é bom comer cedo pois faz a digestão antes de dormir...

É... faz...

Eu fiquei com uma azia do tamanho do mundo. Parecia que tinha um tijolo no meu estômago. Dormi mal, tive cólicas horríveis, de não conseguir me mexer e agora escrevo esse texto da cama.

Três meses sem comer feijão e dá nisso: rejeição. Será que já virei alemã? =P

Marido só sentiu uma leve azia... e já comeu feijão de novo.

O feijão? Por mim, ele estraga na geladeira! Humpf!

9 comentários:

  1. Hahahahahaha :)

    Aqui a gente não tem panela de pressão.A gente tem uma tal de crock pot, mas não sei se funciona com feijão.Deveria tentar um dia desses...Sei que funcionou com a carne.

    Olha que eu seu comer essas comidinhas brasileiras de noite, tb passo a noite "reinando"...hahaha!

    ResponderExcluir
  2. Eu ri...
    Adorei seu blog, evelyne.
    tb estou aqui na europa, na suíça e compartilho das experiencias no meu blog. estou adicionando teu blog nos meus favoritos. passarei sempre por aqui :)

    bjos

    ResponderExcluir
  3. ah, já deu pra ter azia com comida brasileira??? Porque, claro, a culinária alemã é levinha, levinha, kkk... :-)

    Nossa, deve ter sido um horror, né? Da próxima vez, invista numa feijoada de uma vez. Pelo menos tem a caipirinha pra rebater!!!

    bjk
    Mônica

    ResponderExcluir
  4. Eu não como feijão (novidade... mais fácil é eu dizer o que eu COMO) e não tenho panela de pressão, o que me fez falta outro dia que eu queria MUITO comer doce de leite. Não sei se dá pra cozinhar em panela normal... =/
    bjs

    ResponderExcluir
  5. hahahahahahahahahaha! Mas como assim voce abriu a panela de pressao???

    A minha tb explodiu um dia com feijao aqui, mas seu eu abrir. saiu tudo pela valvula de seguranca.

    Dai eu fiquei com medinho e nao quero mais panela de pressao. Deixo la a tarde toda cozinhando na panela normal, pacientemente e com toda seguranca.

    Beijos!

    ps. desvirtualizacao dia 20 ou 21? agora to na duvida...

    ResponderExcluir
  6. Eve,
    faco feijao todos os dias, acredita? Tem uns 6 meses que comprei uma panela de pressao, mas tbm demorou um pouco pra me ajustar. Agora se eu coloco alguma coisa no feijao e faco tipo feijoada dá azia e gases na familia toda. hahahahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. no Brasil sempre tinha feijao na mesa, aqui ele ficou cada vez mais raro e desde que eu moro sozinha (uns 10 anos) eu acho que se muito fiz feijao umas 4 vezes! Nao sinto mais vontade nem falta.
    Agora se me convidam pra uma feijoada... eu nao digo nao.

    ResponderExcluir
  8. Aqui em casa sempre comemos feijão, mas faço na panela de pressão que trouxe do Brasil. Meu marido morre de medo toda vez que ouve o barulho da panela, e quando eu abro a bicha ele chega a dar uma leve fechadinha de olhos, como se esperasse por uma explosão a qualquer momento, haha! É sempre bom deixar o feijão de molho antes de cozinhar, minha vó trocava a água pelo menos duas vezes, dizia que assim não dava gases! Se é verdade eu não sei, mas eu sempre faço assim e raramente tenho gases, e o tempo de cozimento diminui bastante tb!

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P