quarta-feira, 30 de junho de 2010

Rindo de si mesmo

O nome do meu blog já diz qual é o propósito da minha vida na Alemanha: rir de mim mesma.
Vivendo com um alemão há quase sete anos (tudo isso?), conversando, pesquisando, observando, sei que a vida aqui não são só flores. Existe a adaptação, o fato de ser estrangeiro até quem nasce aqui, a nova carreira profissional, os impasses quase eternos com a língua, entre outras coisas.

Minha sorte é que marido também já foi estrangeiro no meu país. Morou 15 anos no Brasil. E ele me mostra coisas que não consigo ver, me diz pra ter paciência, confessa que o segundo ano é o pior, pois você já sabe a língua, já passou a empolgação da novidade e tem que por a cara pra bater.

Por isso, eu quero rir disso tudo. Quero falar dos micos com a língua, quero admitir que faço besteiras. Quero saber que aquilo que me afligiu dias atrás, agora é motivo de risada. Quero levar a vida com mais leveza.

Mas, ó, não era nada disso que eu queria falar. Eu queria falar mesmo é da minha enteada. Eu tenho dois, a menina tem 15 anos e o menino tem 13 e estão aqui desde o dia 31/05 e ficam até o dia 21/07. Moram no Brasil com a mãe.

Minha enteada já cresceu, amadureceu nos últimos dois anos, pois as circunstâncias pediram. Ela é deficiente. Há um ano e meio atrás fez algumas cirurgias que prometiam que ela voltasse a andar. Com muita fisioterapia e força de vontade, ela já dá os primeiros passos de muleta. Eles vieram pra cá não só para férias, mas para que ela tirasse os pinos de suas pernas. O médico só pode tirar os de uma.

Ontem, na troca dos curativos, ela percebeu que o corte já estava plenamente cicatrizado e solta as pérolas:
"Eu estou parecendo uma boneca de pano."
"Por quê?"
"Olha só! Estou cheia de linha de costura."

Algumas risadas descontroladas depois, ela, de novo:
"E agora estou parecendo uma parede."
"Parede?"
"É. Estou toda descascada."

E rindo assim, ela vai enfrentando seus obstáculos e conseguindo vencê-los.

Pronto. Parei com isso. Esse blog está ficando com cara de sério e eu quero é rir!!!

8 comentários:

  1. é, rir de nós mesmos torna as coisas mais leves.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. O bom é que um dia tudo vira caso! A gente tem mais é que rir bastante, né?

    Falando nisso, vi isso aqui e me lembrei de você... Já conhece?
    bjk
    Mônica

    ResponderExcluir
  3. Ah, voces duas devem ter lido Pollyanna tambem, nao? rrs

    Estao certissimas! Orgulho de voces!

    ResponderExcluir
  4. Guria morri de rir com o teu comentário sobre a tua mãe no blog da Luciana! Que ela nao vê e-mail e no telefone não te escuta, HUAHAUHAUAHAUAH, putz, trágico mas hiper cômico!

    Bah guria, que barra pra essa enteada! Ela mora aqui no BR e foi passar férias pra ver o pai?

    Mas tu tá certa, o blog é uma maneira de tu nao ficar bitolada e ver que certas situações tu pode dar risada (até rimou)!!!

    bjos

    ResponderExcluir
  5. Eu temo que terei que concordar com seu esposo. O 2o. ano é realmente o mais difícil, pq a ficha vai caindo, vc confirma certas coisas que vc sabia que já não gostava e vc vai mudando um pouco tb.

    Que bom encarar com leveza essas situações da vida. Sem uma boa risada a vida seria too gloomy...

    ResponderExcluir
  6. Incentivador!!! E a gente reclamando, né? Enquanto uma garota dessas tão nova já nos dá licões de vida!

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. é o meu lema, né?!

    tem que rir das próprias misérias! (pra sobreviver e se divertir um pouquinho)

    beijos,

    minha "enteada" - caso eu fosse casada..rs - tem 13 anos!

    uma graça. Loirinha, olhos azuis, branca feito papel. Qualquer dia boto ela na churrasqueira :P

    ResponderExcluir
  8. Que lindo dela! Rindo e aprendendo!
    Um beijo,
    Sandra

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P