sábado, 2 de outubro de 2010

Invejinha básica

Essa situação já esteve no twitter dias atrás, mas deu vontade de repetir aqui.

Como lidar com o ego quando você escuta o seguinte:
- Eu tenho que lidar com muitas línguas durante o meu dia. Com meu filho, eu falo francês, com a au pair, italiano. Meu marido é americano, por isso conversamos em inglês e eu também sei falar espanhol.

Sendo que a pessoa disse tudo isso em alemão.

E eu? Bom, eu fico com o meu "purtugueis mau dizido", meu portunhol caquético e meu ingrês sem-vergonha... O alemão? Ah, alemão só o meu marido mesmo.

Chupa essa manga!

P.S. A moça é franco-italiana. Eu, nordestina. =P

14 comentários:

  1. Sei que não é consolo - nem devemos nivelar por baixo, como dizem - mas já tá muito melhor que eu! Eu já ficaria feliz se fosse realmente fluente em inglês. Não tecnicamente fluente, o que já sou (segundo os professores). Mas, fluente mesmo, o que sei que não sou nem brincando. Precisaria passar um tempinho fora e a verdade é que toda vez que saio é pra voltar logo, correndo, por causa do trabalho ou outra coisa. E sou meio chata mesmo com isso de ficar muito tempo longe de casa.
    Mas, você tem razão: poliglotas também me dão uma invejinha básica. Acho muito legal. Abre tanto horizonte de contatos, leituras...
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. veja bem, o pessoal aqui das zoropa viaja 1h e ja estao em outro país, a facilidade pra aprender um idioma é muito maior. e vc como disse, é nordestina (eu tbm sou) entao a gente faz fronteira com o mar e com o brasil mesmo rsrsrs e se andar mais um pouquinho encontra espanhol, q nao é assim taoooo diferente do portugues :) é difici mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Um pouco de humildade faria bem a essa senhora!!!!
    Uma pena que algumas pessoas precisem se projetar sobre outras pessoas para sentir prazer,a meu ver, um péssimo defeito!!
    Beijocas Eve!!

    ResponderExcluir
  4. Tatiana, acho que não me expressei bem. Ela não falou pra se projetar, ela falava, exatamente, sobre como é difícil pra ela, aprender alemão, pois ela tem que lidar com muitas línguas durante o dia e fica cansativo pra ela. Foi mal se passei a impressão errada.
    A "defeituosa" sou eu que senti inveja. hehehehehhehe
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Eve, o bom é que, depois que a gente aprende a primeira língua estrangeira, aprender as outras é bem menos custoso!
    Agora, show mesmo é a filhinha de uma prima que, aos 5 anos, fala português com a mãe, italiano com o pai, espanhol com os avós paternos, francês na rua e, morando em Montréal, daqui a pouquinho terá o inglês incluído no currículo escolar... Sai de uma língua pra outra com a maior facilidade e nunca se confunde. :)
    bjk
    Mônica
    @madamemon

    ResponderExcluir
  6. Vixi, comentei antes mas meu comentario sumiu. rs Bom o que eu escrevi foi mais ou menos assim: O meu consolo é que o Miguelzinho vai falar um montao de linguas assim, por que se depender de mim ( e o pai tbm fala). hahahahaha To pelejando com o alemao e no máximo vou melhorar o ingles, mas que isso acho que nao dou conta nao.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito do ingles e espanhol.
    Sendo que o espanhol é muito idênti
    co ao português e assim dá para en-
    tender quase tudo que está escrito.
    Agora,adoro o povo nordestino, pois
    tenho muitas pessoas queridas,resi-
    dentes na Paraiba e Alagoas.O jeito
    de falarem é interessante.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Oi Eve!
    Caramba, se ela aprender chinês ainda vai poder falar com mais de 1 bilhão de pessoas!
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  9. Ah Eve, minha invejinha vai para o seu blog, sua maneira de contar casos, AMOO!


    Su Morais

    ResponderExcluir
  10. Eve,

    Eu não sei qual foi o seu caso, mas eu por exemplo só aprendi a falar inglês depois dos 25, espanhol só na escola.
    Massss, meu filho fala português, inglês, IRLANDÊS, e está aprendendo francês e alemâo,não posso me comparar a quem teve a oportunidade de crescer em um lar bilingue e morar em um país multicultural, né?

    Qual é a história de vida dessa pessoa?

    beijocaaaaa e relaxa que o alemâo vem!
    hahahaha

    ResponderExcluir
  11. Ui, também sou nordestina, mas a gente não desiste nunca.
    Mas se a gente for ver, também temos que lidar com várias línguas nessa nossa vida de exportadas.

    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Eu me pergunto se não dá uma confusão doida na cabeça dessa pessoa com tantas línguas.Talvez ela seja pra lá de poliglota,mas como toda pessoa tem tb os seus defeitos. Será que ela tem a garra que vc tem?

    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Oi Eve,
    Depende muito mesmo da situação, as vezes é normalíssimo falar mais de duas línguas. A Julia fala 3, inglês, português e alemão, com 5 anos de idade mas ela cresceu até agora em dois países e é filha de brasileiros, foi natural. Já eu sempre tive facilidade pra aprender línguas estrangeiras e depois da primeira, que foi o inglês, escolhi Francês porque sou apaixonada pela melodia e o alemão por necessidade. O fato de falar bem vai do talento pessoal, uns aprendem, mas não conseguem ser fluentes. Mas vc vai conseguir! Bjs

    ResponderExcluir
  14. Pois, pessoal. Quem nasce em ambiente binacional aprende as duas línguas com facilidade. E aqui nas escolas, o ensino de língua estrangeira tem boa qualidade. Muitas vezes, além do inglês, o aluno ainda pode escolher uma segunda língua, como francês e espanhol.
    No meu caso, fiz curso de inglês na adolescência e espanhol comecei aprender e parei. Agora, tenho que me dedicar exclusivamente ao alemão. Depois quero voltar a estudar essas outras, porque, em terra onde muitos falam outras línguas, dominar apenas a língua oficial não é muita vantagem, né? rsrs

    Bjs!

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P