domingo, 24 de outubro de 2010

Sobre a prova de certificado alemão - Parte 02

Primeiro, um pouco sobre o certificado B2. Eu fiz a prova pelo TELC, instituição reconhecida, inclusive, pelo governo alemão. Como a minha escola de idiomas é uma das escolas em Berlin autorizadas a aplicar esse teste, fiz por lá e foi mais barato para mim (80 euros). Eles fazem os testes no final de cada turma, ou seja, a cada dois meses, caso tenham 3 ou mais interessados.

FAQ - 15. Porque eu fiz o teste? 
Para o B2 e antes de fazer o teste de cidadania, não sou obrigada a fazer uma prova de certificação para testar meus conhecimentos em alemão. Poderia, inclusive, esperar para fazer do C1 ou o TestDAF (que é tipo o TOEFL). Mas, eu preferi fazer o B2 agora, e deixar para fazer o TestDAF depois que estiver mais segura com o idioma, coisa para mais seis meses ou um ano (ou mais, depende do "click").

O nível B2 já é aceito no mercado de trabalho para algumas profissões e/ou vagas e, também, em algumas universidades. (Quanto melhor a universidade ou mais complexo o curso, maior a exigência de conhecimento da língua, geralmente a partir do C1).

Como eu quero começar a trabalhar ontem (rsrs), quero ter o certificado para ter como provar para o meu futuro empregador que já tenho um nível adequado de comunicação. Isso quer dizer que já estou apta a me expressar claramente, capaz de discutir e negociar com sucesso (bom saber), já tenho vocabulário razoável para áreas específicas e situações cotidianas. Além de uma boa gramática. (Sim, copiei do site.)

E também fiz para provar para mim mesma que não investi dinheiro e tempo num curso de alemão em vão. Eu preciso ter certeza, através de um teste, que fiz a minha parte no processo de aprendizagem.

Eu preciso acertar apenas 60% das questões para ter direito a receber o certificado, de um total de 300 pontos. Só que eu sei que alemão se importa muito com notas e eu não quero um simples "suficiente". Eu quero um "bom". Um "muito bom/ótimo", sei que não receberei, pois os modelos que fiz sempre me deixaram na média entre 80 e 90% de acertos. Teria que conseguir mais que isso. Como sou consciente, sei que perfeição não é o meu forte (sou tudo, menos perfeccionista), minha meta é ter 80% de aproveitamento. E foi isso que me deixou nervosa antes, durante e depois do teste. =D

Eu vou tentar não me descabelar se ficar com menos de 80% e tentar não me matar se nem alcançar 60%, prometo.

O resultado sai em 6 ou 8 semanas, eles enviam pra minha casa. Ainda bem que não tenho mania de roer a unha...

18 comentários:

  1. Até lá, se junta com a Lininha no yoga :)! -rs!

    Eu acredito que vc passou sim... Se eu fosse vc, relaxava, curtia a vida, pq esse resultado só sai daqui há quase 2 meses, então nada de antecipar a dor :)!

    Se vc quiser, posso te indicar bons filmes ou fazer vc cair da cadeira no skype :)

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Eu não sei, mas tenho a impressão de que quanto mais madura a gente fica, mais exigente com a gente a fica também...
    70% já seria um resultado bom... pra se matar só se não passar dos 30%....
    hahaha

    Boa sorte

    ResponderExcluir
  3. Eve, é realmente dificil nao arrancar os cabelos e roer as unhas esperando o resultado chegar. Fiz a prova pelo TELC tbm, eles pedem de 6 a 8 semanas, mas o resultado chega bem mais rápido que isso. Acho que vc foi super corajosa de ter feito o B2 e independente do resultado isso já é motivo de sobra para voce ter muito orgulho de voce mesma, viu!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Tenho certeza que vc tb passou,menina!
    Se tem algo que aprendi sobre vc é que é capaz disso e muito mais!
    E te admiro por isso!
    Vamos esperar o resultado então...eu não tenho mania de roer unhas mas os cantos dos dedos...ai...
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que você conseguirá uma boa pontuação!
    Pergunta de quem é absolutamente ignorante no assunto: ai tem algum tipo de curso de capacitação profissional que te ajude a projetar-se no mercado?
    Quanto ao idioma deixo no teu email uma perguntinha, o assunto já foi abordado aqui num post mas preciso de tua opinião pessoal kkk
    Bj

    ResponderExcluir
  6. OI Eve, tudo bem?
    Nossa quando fala de prova dessas línguas germânicas dá até uma coisa ruim.., pois uma coisa é estudar, italiano, espanhol e outra é estudar alemão, sueco, dinamarquees, holandes..
    bjuss e boa semana

    ResponderExcluir
  7. Agora fiquei pensando se você pode repetir a prova mesmo sendo aprovada. Porque eu também gostaria de algo em torno dos 90%, kkkk mas se não chegar a tanto e passamos com uns 65%, que como você eu também não vou ficar satisfeita, será que podemos fazer de novo? Digo no caso aí, será que você pode repetir a prova?
    Vou pesquisar se aqui pode.

    Beijo e boa sorte!

    ResponderExcluir
  8. Vai que e tua Eve!Ja passou, tenho certeza, e com uma nota excelente!
    Mas concordo com voce, passar no teste e a prova de que nosso tempo e dinheiro foi bem gasto, alem de ser uma motivacao e tanta pra sairmos pro mercado de trabalho ou simplesmente batermos aquele papinho de elevador sem precisar se descabelar, rsrs.

    Beijos!!! 'Otima semana!

    ResponderExcluir
  9. tenho certeza que foi mto bem na prova =)
    adoro seu blog
    bjus
    ai ai me perdi em dusseldorf! nem sei aonde fui parar

    ResponderExcluir
  10. Oi Eve..
    Eu como sou muito ansiosa ficaria sem dedos se tivesse que esperar tanto tempo por um resultado hehehe

    Tenho certeza que vc foi muito bem.. pelo que li vc é muito dedicada e merece muito sucesso...

    Bjos querida e uma ótima semana :)

    ResponderExcluir
  11. Eu faço a aposta: você fez 86%

    ResponderExcluir
  12. Oi Eve,

    Torço para que você se saia bem!

    Hoje em dia é até difícil de engolir que demora tanto tempo para sair o resultado de um exame. Será que eles têm só um professor para corrigir as provas do país inteiro?

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  13. Nossa! Como esse resultado pode mudar a sua vida, hein?? Abrir muitas portas pra vc,
    Tenho certeza que vc passou, te acho tão dedicada. Sempre leio o quanto vc se empenha nas aulas e etc..

    Eve, nem se preocupa que essa é tua tafarel!

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Eve, hj tem brincadeirinha no blog pra ti! :)
    Não deixe de conferir :)!
    Bjos

    ResponderExcluir
  15. Gisley, hahahha, vou pra yoga com a Linina sim. Que filmes? Indica aí. Eu e vc no skype? Vamos arrasar! hahahaha

    Oi Karine, a gente fica mais exigente mesmo. Mas, tem o fato de que aqui na Alemanha, as notas serem importantes. Tenho até que colocar no currículo a nota final da faculdade...

    Liza, quer dizer então que eu posso receber antes? Ai meu Deus, já estou nervosa. Obrigada!

    Accácia, obrigada!

    Gisele, aqui tem vários cursos sim, inclusive, eles ajudam a fazer currículo, ensinam a como se apresentar em entrevistas. E se eles acham que o seu conhecimento não é suficiente para a vaga que vc quer, eles até te pagam o curso. Isso tudo lá no Arbeitsamt, estarei indo lá nas próximas semanas.

    Dani, a gente é que sabe, né? rsrsrs

    Luciana, acho que eu posso repetir sim. Só não sei se é o mesmo preço.

    Line, vc me entende, vc me entende! hehehehe

    Carol, olha só vc aqui! Se perder em Dusseldorf, como foi isso? rsrsrs

    Karine, acho que toda mulher é ansiosa. rsrs Obrigada!

    Jane, se vc acertar, vai me dizer os números da loto tb? ;)

    Ronda, acho que a demora é a parte escrita, pois é corrigida por 3 profs. E o resto é o computador que diz se eu passei. =P

    Deby, com certeza. Muitas. Obrigada!

    Gisley, vc não quer me ver parada, né? kkkk

    Bjs, povo meu!

    ResponderExcluir
  16. Oi Eve,

    Como todas aqui eu acredito que você foi bem na prova. Mas não é legal tanta cobrança.

    A prova passou, agora tem que desligar o botão, esquecer. Vai ler um livro, fazer yoga, compras, escrever blog, namorar. A vida não para e uma prova é isso, apenas uma prova. Uma prova não avalia quem você é! Não se esqueça disso. E seja qual for o resultado você vai seguir sendo essa pessoa que transborda amor e felicidade (ao menos é o que você passa através de suas palavras).

    Beijocas

    ResponderExcluir
  17. Vim ver os posts sobre pra entender como são as provas aí. Nossa, são dois meses estudando um nível e depois uma prova, mas sem obrigatoriedade, certo?
    Aqui estudamos um nível em 6 meses, depois tem a prova, mas nós que decidimos se queremos fazer, a primeira a escola paga, depois é por nossa conta e risco.
    Beijo

    ResponderExcluir
  18. eVE, BOA noite.
    Este post me ajudou muito. Me encorajou e e abriu um outro horizonte. Estudo há umas semanas e acho legal fazer este exame na Alemanha. No Brasil é o olho da cara!
    Sem falar que o fato de já estarmos no país, ajuda na proeficiencia.
    Sucesso! mais ainda! em tudo!

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P