quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O que acontece quando...

você não paga o abastecimento no posto de gasolina?

Eu sempre me perguntei como é que as coisas funcionam na Alemanha quando estão envolvidos dinheiro e baixa fiscalização. Por exemplo: quem garante que todos que usam transporte público pagam a passagem, já que não tem cobrador? (Apenas um eventual controle por amostragem. Só fui "controlada" a primeira vez depois de um ano aqui.)

No posto de gasolina é a mesma coisa. Você chega lá, estaciona o carro, coloca sua gasolina e vai na lojinha pagar.

E se você não for lá dentro pagar, hein? Hein!?

Simples. Duas ou três semanas depois, você receberá uma intimação da polícia para prestar depoimento numa investigação de furto. Vai estar tudo lá: a foto da placa do seu carro, fotos suas abastecendo-o...

Mas, também pode ter fotos suas tiradas dentro da lojinha, além do seu extrato bancário, mostrando que o pagamento foi feito e que saiu da sua conta.

Mostrando também que o funcionário do posto estava chapado e doido quando te atendeu para achar que você também seria doido em não pagar, fazendo você ter o trabalho de ir até um posto policial provar o indiscutível (porque, orra meu!, está tudo lá no vídeo!) e, com isso, encerrar o caso.

Baseado em fatos pra lá de reais. Aconteceu com um amigo de um amigo meu, sabe? ;)

18 comentários:

  1. Serio que funciona assim?

    Aqui, o busao tb nao tem cobrador. Vc tem que aproximar o cartao num leitor digital na entrada e na saida, porem a passagem soh eh paga na saida. Tem gente que nao sabe disso e nao passa o cartao.

    Fiquei me perguntando a msm coisa que vc. Aqui tb tem camera em tudo!!! Sera que abrem algum processo? Vou perguntar pra algum amigo de um amigo meu (rs) ;D

    ps: to sem acento hj no pc. =/

    Bjs,
    Manddy
    http://tourdubaiguide.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Enquanto isso no Brasil...

    http://maringa.odiario.com/policia/noticia/386579/motorista-abastece-r$10-em-posto-de-combustivel-e-sai-sem-pagar/

    Tudo termina em PIZZA!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu tb me fazia essa pergunta nos primeiros dias até ir a um posto. Em todas as bombas tem um aviso explicando o que acontece com vc se vc não pagar. E o pagamento é feito na bomba mesmo com o cartão de crédito ou débito. Se for pagar a dinheiro é que é preciso ir a loja de conveniência.BJ

    ResponderExcluir
  4. A primeira impressão que a gente tem é de uma loucura ter tanta "liberdade"...mas com certeza é bom não querer bancar o espertinho porque pode-se acabar numa enrascada daquelas por tão pouco! Nem pensar! rs

    ResponderExcluir
  5. Isso dá um problemãooooo!

    ResponderExcluir
  6. Aqui dá pra engabelar na estacao de trem, mas se o fiscal te parar no trem e vc não tiver o bilhete é um multa enorme!!!
    No posto de gasolina todo mundo tem o cartão do posto e sem passar o cartão não dá pra tirar a gasolina.

    Sabe que eu gosto disso??É uma forma de confiar um no outro e é por isso que os suecos são tão honestos, medo do sistema e respeito ao próximo.

    Post ótimo!

    ResponderExcluir
  7. Eve, achei interessante o sistema dai, aqui a maioria dos postos são self, mas você põe o dinheiro antes ou passa o cartão de credito, depois disso que a bomba libera o combustível, nos trens e metro as catracas são automáticas, se não passar o bilhete ou o cartão não sai, já perdi o bilhete uma vez, tive de explicar de onde vinha, sorte que estavam minha esposa e meu cunhado juntos, o funcionário da estação deixou passar, mas levei uma bronca. O sistema das rodovias de pedágio daqui é igualzinho dos postos dai, tenta passar sem pagar que aparece em casa a intimação, com o foto do veiculo e do motorista que passou sem pagar, e não tem conversa se ferra, achei muito interessante, o povo alemão trabalha mais na confiança doque aqui, já no Brasil isso não funcionaria bem não, iria dar tanto problema, se é que você me entende hahaha.

    ResponderExcluir
  8. A primeira vez que eu parei num posto de gasolina aqui e vi como funcionava eu perguntei imediatamente ao meu namorido "e se nao pagar?" aí ele me contou rsrsrs

    em um ano de alemanha vc so foi controlada 1 vez? nossa! eu já perdi as contas de quantas vezes me pediram meu Fahrkarte rsrs, eu já fui controlada 2 vezes no dia e pelo pessoal a paisana! imagina só!

    ResponderExcluir
  9. Aqui tambem é assim e inclusive se voce tiver um abonamento(é assim que se fala em portugues) e no dia por acaso voce esqueceu ele em casa e o controle vier te controlar, ele te da a multa para voce pagar, mas voce pode ir na estacao com seu abonamento provando que voce tem,mas que no dia esqueceu e automaticamente essa multa nao vale mais!=)

    ResponderExcluir
  10. adorei!!

    e na NZ, aconteceu comigo o contrario. Eu estacionei o carro, o cara se enganou, foi la e encheu o meu tanque. Exatamente no dia que eu tinha vendido o carro - JURO POR DEUS!!!

    Ai foi aquele pega pra capar, pq eu nao queria pagar, o fulano nao queria pagar...

    chamamos o gerente, e combinamos que eu avisaria a nova dona do carro, e se ela se animasse, iria la pagar a conta.

    Duvido que tenha ido... eu teria,s e fosse ela!

    ResponderExcluir
  11. Ê lê lê que os germans não dão mole não... se brasileiro se mete a engraçadinho ... iiii ... deportação na certa,rs!

    ResponderExcluir
  12. meuuuuuuuu.... como vivemos num país atrasado!!!
    (vivemos EU no caso... hahahaha)

    Eu sempre tive essa dúvida tb sabia? Pq nos filmes americanos sempre vemos essa cena...

    Saudadona de vc Eve! =)

    Bjusss

    ResponderExcluir
  13. Eu definitivamente me divirto com vc.

    ResponderExcluir
  14. cada cultura com suas peculiaridades...! Beijos

    ResponderExcluir
  15. Deby e Fernando, vcs fizeram observações interesse sobre a cultura do "todo mundo é inocente até que se prove o contrário". Aqui é assim, a relação de confiança entre as pessoas é muito grande. Claro que tem os espertinhos, mas eles não reinam aqui como reinam em outros lugares. ;)

    Pechvögel by Jung, que bom!!!!
    Eu adoro gente que adora meu blog. ;)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  16. *observações interessantes!!!!

    ResponderExcluir
  17. era pra ser uma pergunta na minha frase...

    é assim que se fala em portugues???
    heheh


    so pra corrigir e nao acharem q to inventando palavra e teimando que existe!!hehe

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P