domingo, 5 de junho de 2011

Não deu certo...

Não deu certo.
O casamento de 10 anos acabou.
O namoro de 4 anos foi para as cucuias.
Perdeu o emprego de 5 anos.
Voltou pra casa dos pais depois de 3 anos morando sozinho.
Voltou para o Brasil depois de 7 anos na Alemanha.
Não deu certo.

Oi? Cuma? Peraí.

O casamento durou 10 anos. O namoro, 4. O emprego, 5... e não deu certo? O que você estava fazendo durante esse tempo todo? Brincando de casinha? Escondido embaixo da mesa?

Despedi-me de uma colega brasileira que voltou para o Brasil hoje. No email (precisou que a despedida fosse virtual), escrevi que, sim, deu certo. Um ano de Alemanha não se joga fora. Um ano de experiência boas e não tão boas assim (ruim é uma palavra que não deveria existir. A neurolinguística explica) não se esquece.

Deu certo. Até quando e aonde tinha que dar. Uma hora o vento muda de direção e o barco segue outro rumo. Aí você se vê numa ilha deserta com grandes possibilidades de exploração. O plano não deu certo. A vida deu. Aquele momento deu. Aqueles anos compartilhados num casamento deram.

O que não deu certo foi o plano para os anos e momentos seguintes. Não daria certo, talvez. Mas, até ali, deu. E lembre-se, você foi feliz em alguns momentos desses anos, desses caminhos, dessas experiências.

Nada é eterno. Em algum momento há uma ruptura.

Mas, até as rachaduras traçam caminhos. Trace o seu. O novo. E a vida dará certo. Dará certo a partir do ponto que não daria. Não daria ali, naquelas circunstâncias. Portanto, pegue sua bagagem, tudo que se construiu EM VOCÊ nesses anos que se passaram e continue dando certo. Contudo, numa nova direção.

Só não esqueça que deu certo. Até ali. Porque nada é em vão. Nem você.

P.S. E vocês pensando que estava falando de mim, hein? Peguei vocês! ;)

Para a mocinha que voltou: eu sei que você vai ler! Beijos e muita sorte nesse novo recomeçar.

18 comentários:

  1. Assim que vi o título já sabia que não poderia ter sido nada com vc! :)

    Ano passado me despedi de uma grande amiga-irmã aqui, infelizmente. O que me consola é saber que hoje ela está bem, perto da família, trabalhando e fazendo a faculdade que tanto queria.

    Concordo com cada colocação sua, porque esse lance de não dar certo é muito subjetivo, cada um interpreta de uma forma. Mas também reconheço que há situações muito extremas, como essa que minha amiga passou. O que ela passou, eu não desejo nem para o meu pior inimigo. Foi filme de terror da pior qualidade.

    Eu acompanhei de perto a dor dessa amiga, ela precisou ficar quase 2 meses na minha casa, e eu posso dizer que a dor de ver um relacionamento se desfazendo, depois de tudo, é sim muito grande. Nessa hora não há nada que a gente possa fazer ou dizer que vá amortecer essa queda. Acho mesmo que a pessoa tem que viver o luto, se permitir chorar, tentar entender o que aconteceu, até que um dia...a dor passa, e se transforma em outros sentimentos.

    Sei que não é o seu caso, mas sei que muita gente julga e acha que é besteira chorar por amor, sofrer, ou até mesmo se submeter a certas situações. Essa minha amiga viveu isso, e esse julgamento às vezes vem de pessoas às quais considerávamos amigas. Um certo preconceito até, eu diria.

    A gente que está de fora às vezes tem uma visão bem clara das coisas, já quem está no olho do furacão não consegue ver nada, ainda não.

    É aquele negócio: é muito fácil ser espertona quando a pimenta está no cu do outro.

    Toda a sorte do mundo pra sua amiga!

    Beijos e ótimo domingo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Line
    Quando escrevi o texto, pensei exatamente nesse tipo de exemplo que vc descreveu. A dor do pensar "nao deu certo", é muito grande sim. Mas, em algum momento, sua amiga se reconstruiu, e é desse momento que estou falando. O de pegar o que sobrou e voltar a dar certo. Dói, dói. Sempre vai doer. Mas, uma hora (dois meses, um ano, cinco...) a vida volta a funcionar. E não podemos esquecer o que vivemos antes da tormenta...

    Bjs! :)

    ResponderExcluir
  3. Realmente cada um encara as coisas da vida de um jeito e como vocë disse, algumas coisas não deram certo, mas muitas deram, afinal näo se joga experiência de vida no lixo, tudo é pro nosso crescimento e evolucäo. Muita sorte e felicidade na vida de sua amiga, nos novos caminhos que vai percorrer.

    Menina, eu nunca tive tanta notícias de brasileiras voltando pro Brasil como tenho esse ano.

    Beijo e uma excelente semana!

    ResponderExcluir
  4. "No fim tudo dá certo, se nao deu certo é porque ainda não chegou ao fim"
    :)

    ResponderExcluir
  5. Eve,
    Adorei esse texto e caiu como uma luva nessa manhã de domingo! Essa semana tem sido meio difícil para mim (nada grave, mas alguns desafios novos se apresentaram e estava meio pra baixo). Seu texto não só é inspirador, mas também dá motivação, e é exatamente disso que precisava hoje. Muito obrigada!
    Beijinhos, um bom domingo, e muita sorte para sua amiga.

    ResponderExcluir
  6. Eve vc é uma boa amiga, minha querida!
    Sorte pra menina na sua nova etapa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Eve ja vi isso acontecer também, e sabe prefiro acreditar que o destino sabe o que faz com boas pessoas, reviravoltas as vezes acontecem para o bem, talvez esse fosse um acontecimento necessário para que ela encontre um melhor caminho.

    beijao

    ResponderExcluir
  8. Adorei o texto! Parabéns por pensar assim! De fato,deu certo, muito certo. Beijão

    ResponderExcluir
  9. Só não durou para sempre, ne?? e o que dura, afinal??? é triste, sim...mas a vida sempre continua...beijos, Eve, belo texto...

    ResponderExcluir
  10. Vc tá certa em seu post e a Line certa também, sao casos e casos né, + precisamos seguir em frente e pensar que valeu sim, é experiência, teve bons momentos, teve dores e alegrias, agora é se fortalecer e recomecar...
    obs<<.e eu tb tinha certeza que nao era vc rsrsr :9

    ResponderExcluir
  11. "Caia sete vezes;
    levante-se oito."
    Hoje faz um mês que voltei para o Brasil...foi tudo muito dolorido. Pensei que não daria conta, mas dei...

    ResponderExcluir
  12. Eeh... Eu li e vou continuar lendo... Deu certo mesmo! E a volta não é um fim, pode ser um renovar de forças para voltar mais decidida, mas consciente! Ameeei te conhecer ae, sei que a gente vai se encontrar de novo, aqui na Bahia, ou ae em Berlin! Espero te encontrar online um dia pra gente conversar sobre tudo! Bjão e obrigado por tudoo!!! Vc foiii uma peça importante pra mim ae! Bjos e Alles Gute!

    ResponderExcluir
  13. nao deu certo? o amor entre 2 pessoas pode nao ter dado certo no final, mas o tempo vivido aqui, as experiencias boas e ruins, isso tudo nao se joga fora ;) é apenas uma nova etapa vindo ai. boa sorte pra ela! bjs!

    ResponderExcluir
  14. Só para variar, mais um lindo texto que vc escreve! É impressionante sua facilidade de se expressar tãooo bem!

    Adorei o que li e vou guardar pra mim! Se me permitir, gostaria até de enviar por e-mail para algumas pessoas queridas.

    Isso é uma lição de vida. Um ensinamento para que a gente mude nosso ponto de vista e passe a atender que as coisas dão certo.

    A maioria das pessoas (me incluo nessa) devem aprender a usar esse seu discurso na prática. Ser menos duras consigo mesmas. Olhar o que viveram com mais gratidão e positivismo.

    Acredito que isso ajuda até para o recomeço. A auto-estima muda junto com o modo que vemos/interpretamos essas coisas em nossas vidas.

    Parabéns pelo texto. Belíssimo.

    Beijos,
    Manddy
    http://tourdubaiguide.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Eve,

    Indescritivelmente lindo! O legal é que cai como uma luva em vários momentos de nossa vida.
    Eu entendi sua colocação Eve, não se trata de negar a dor da ruptura, mas nesse momento ser capaz de enxergar que não foi tudo em vão, houveram momentos lindos, aprendizados, risadas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi Alessandra,
    eu sabia uqe vc leria. Entao, me atualize aí da sua vida. Vc sempre pode me mandar um email. ;)

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. verdade PURA! Sem uma vírgula diferente.... temos a mania de dizer que as coisas não deram certo.. mas peraí.. se não tivesse dado certo não teria começado!

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P