quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Agência de trabalho/emprego/sei lá

Eu já contei aqui que me inscrevi na agência de emprego, certo? Certo.

Existem duas, uma para "acadêmicos" (que tenham nível superior, daaaahn!) e outra para "não acadêmicos". Estou inscrita para "acadêmicos". Lógico.

Desde que me inscrevi, eles não param de se comunicar comigo. Eu acho super bacana o que e como eles fazem. No mesmo dia em que fui lá pessoalmente, recebi uma porrada de papel (ou papel pra porra, no baianês) com informações sobre direitos e deveres e uma promessa de conversa com um "consultor de carreira" a ser marcada. Chique, eu sou.

Acho que dois dias depois recebi, por correios, data e horário para a conversa com o consultor. Mas, nesse tempo - a conversa estava marcada para abril - consegui o estágio. Eu tinha que informá-los que já tinha conseguido algo e assim cancelar o encontro de abril.

No meio da papelda que eu tinha recebido, tinha um formulário que eu poderia usar para informar porque não poderia comparecer a esse encontro. Coloquei lá que tinha conseguido um estágio de três meses e informei a data final do contrato.

Um mês antes da primeira parte do meu contrato de estágio acabar, eles enviaram outra carta, com outra data, pedindo para eu ir à agência. No verso da carta, o mesmo formulário em que eu avisaria o meu não comparecimento, caso necessário. Como eu renovei o contrato para mais três meses, avisei novamente que não estava nem aí pra eles. Bandida!

Recentemente, faltando um mês para a segunda parte do estágio acabar (Todos chora.), eles já me mandaram outra data para que eu possa conversar com o consultor sobre "a minha situação profissional".

Mas, pô, o que diabos faz um consultor da agência? Ele orienta a como e aonde procurar emprego, dá dicas, além de poder indicar vagas que eles têm na Jobbörse (bolsa de empregos) deles.

Detalhe: a data marcada é a segunda-feira depois do meu último dia de estágio, que coincidiu com uma sexta-feira. :)

Eles estão atentos ao que acontece na minha vida profissional e cuidando para que os serviços deles estejam sempre à minha disposição. E cuidando também para que eu não fique desempregada e seja mais uma a depender do governo. Besta também eles não são, né mesmo, minha gente?

Contudo, já ouvi dizer que não é bem assim que a banda toda na agência para "não acadêmicos". Acredito que seja porque a quantidade de desempregados é maior. Mais trabalho, mais babado, confusão e gritaria.

Dei sorte mais uma vez!

9 comentários:

  1. Desisti de comentar aqui...tá maluca? rs

    Eu tive uma péssima experiência numa agência dessas na Bélgica, acho que já comentei aqui. Eles tentaram me enfiar qualquer coisa, isso sem contar os comentários depreciativos que ouvi por lá. A mocinha não se deu ao trabalho de olhar meu CV, que eu tinha carinhosamente traduzido pro holandês. Depois recebi uma carta com uma data pra uma reunião e um formulário pra preencher caso eu não pudesse ir. Limpei a bunda com ele, porque tudo que a gente não precisa nessas horas é de gente pra te colocar (ainda mais) pra baixo.

    Já nas agências privadas aqui na Holanda eu tive ótimas experiências, inclusive meu primeiro contrato foi com uma e não pude reclamar, simplesmente adorei trabalhar pra eles!

    Boa Sorte, Eve!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Eve eu trabalho por agencia, contrato de 3 meses também. Por enquanto tenho uma boa experiencia. Eu me cadastrei nessa agencia quando ainda não tinha nenhum documento aqui. Eles me chamaram pra tal entrevista com a consultura que iria verificar meu perfil, meu curriculo... enfim fui e foi super interessante. Além de me explicar como deixar meu curriculo mais "dutch" ainda me deu várias dicar pra empregos que eu nunca, nuquinha pensaria que poderia me encaixar. Eu havia traduzido os meus cargos antigos pro inglês, no que ela também me ajudou a definir um termo melhor pra vagas por aqui. Depois disso eu dei uma canseira neles, afinal eles me ligavam toda semana querendo saber do meu número social pra liberar meu cadastro pra vagas e lógico eu levei um chá de cadeira da imigração e eu nunca tinha o número. No dia que o número chegou liguei correndo, 2 semanas depois eu estava trabalhando. Eles já foram no meu emprego conversar comigo pra saber se eu estava gostando, conversaram com o meu chefe, fizeram uma espécie de checagem. A empresa que trabalho tem que informar no fim desse mês se renova ou não, porque ai eles tem 1 mês mais tempo pra procurar um novo job pra YO! Gostei muito do trabalho dessa agência, são super atenciosos. Pelo que eu fucei no sistema do RH a pessoa que trabalhava antes na minha posição nem ganhava muito mais do que eu ganho (eu achava que a agência tirava muito do salario, como todo mundo aqui me avisou), mas ficou quase a mesma equivalência, sem contar que é minha primeira experiencia por aqui. Então olha, analisa bem, agência algumas vezes pode ser uma boa quando se está começando.

    Boa sorte.

    beijao

    ResponderExcluir
  3. Gente, acho que eu to na cidade errada, com as agências erradas hahahaha só pode! hahahaha Aqui é holandês e alemão fluentes que eles querem pela proximidade com a Alemanha...na maioria das funções. Mesmo quando pedem espanhol/português alegam que meu inglês/holandês ainda é insuficiente. Já decidi que aqui na cidade eu não piso mais em nenhuma agência. Eu tive uma "coach"quando fiquei desempregada...eles ajudam porra nenhuma...vc é que tem que se virar mesmo por conta própria. Pra não falar só de mim. Amiga russa, emprego pra falar russo e o holandês da bichinha é super bom...meu...a coisa continua "russa"pra ela, coitada. A tailandesa que fala holandês bem pra caramba...trabalhou até de graça numa empresa até uns dias antes de parir pra ver se davam uma oportunidade pra ela...coitada, tá já com duas meninas e nada de emprego...entre outras coisas que escutamos por aqui. Onde eu trabalhava, a intercedente de uma agência contratada pra arrumar umas pessoas, só colocava amiguinhos dela. Era uma máfia. Me lembro de quando ela me viu na empresa,tomou um susto vendo que eu estava empregada e que não tinha sido pela agência dela...ela me reconheceu e ficou super sem graça. Rs...

    ResponderExcluir
  4. E em bahrain, eles publicam as vagas no web site deles e vc aplica online. Quer falar com alguem? Pra que? nao tem ninguem disponivel nao, Dona...

    ResponderExcluir
  5. que legal esse tipo de atenção. bacana mesmo! e impressionante que, pelo que você descreve, funciona!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  6. Tb estou inscrita na agência de empregos em Berlim e eles sempre são atenciosos, mas não arrumam nada, eu que faço o trabalho todo. Tb...tá...pra canto eu acho que é outro caso, entendo por um lado. Mas por outro acho que eles deveriam me arrumar umas audições. Tudo que me inscrevi não teve nenhum dedo deles.

    ResponderExcluir
  7. Eles são atenciosos mesmo, mas você deu sorte. Talvez pela sua área, especificamente. Pra mim, mesmo com nível acadêmico em universidade federal não rolou e tô fazendo quase que tudo de novo. Eu estudei Germanística no Brasil e dava aulas, mas aqui não posso trabalhar nem como professora nem oficialmente como tradutora ou secretária porque pra cada ocupação existe uma "Ausbildung" especifica... O mais legal é que a universidade reconhece meu bacharelado pro mestrado, mas os empregadores não me reconhecem como mão de obra qualificada o bastante (em comparação com um alemão). Viva os Nebenjobs até um fim da facul... hahaha
    Que a sorte continue do seu lado :) Bjs Marina.

    ResponderExcluir
  8. Nossa! Que bacana a sua experiencia e da Simone.
    Aqui, acho que eles so sao super atenciosaos assim com quem tem direito ao seguro desemprego,mas como a Line disse, eles empurram vagas pra esses recebedores de seguro desemprego- qd meu marido tava desempregado, eles ligavam quase todo dia indicando vagas pra ele; comigo eles nunca se esforcaram pra me arruamr um emprego, ja que nao recebo nada, mas por outro lado, fiz varios cursos de alemao e outros todos gratis e enquanto estudo recebo um salario, e eles vao me pagar esse salario por mais dois anos, pq estou fazendo faculdade.
    bjo

    ResponderExcluir
  9. Aqui também tem uma agência assim, mas uma pra todo mundo. Sempre ouvi falar super mal de lá, outras pessoas reclamavam de mau atendimento, que os funcionários não aceitavam falar inglês, que pra ter algum tipo de ajuda tinha que estar cadastrada há muito tempo, que tentavam empurrar pra qualquer coisa, de preferência faxina, etc. Eu esperei fazer meu curso de norueguês e depois ver o que queria da vida. Meus documentos ainda não estão traduzidos e menos ainda reconhecidos pelo órgão competente daqui, mas ai me inscrevi na agência e decidi que queria um curso, me inscrevi em marco, mas aí em abril fui lá e a funcionária me disse que eu não estava ativa, então me colocou como ativa, em maio fui e pedi o curso que eu queria, em junho fui pra lembrar a eles que eu queria o curso mas o sistema estava fora do ar e a moca me mandou voltar depois, mas me deu a ideia de tentar um estagio, inclusive me entregou o formulário e disse que eles pagavam, mas eu queria o curso, pois além de receber vou ter o curso gratuitamente, e o curso aqui custa caro. Voltei há duas semanas(sou lenta) e a moca que me atendeu me registrou para o curso e ontem chegou a carta avisando que eu fui aprovada pra fazer o curso. Dei sorte também.

    Tomara que você consiga um bom emprego logo. Boa sorte sempre!

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P