segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Vaquinhas

Na empresa,o povo faz vaquinha para comprar presentes para aniversariantes. Acho que a maioria das empresas faz isso. Alguém confirma?

Eu faria de bom grado, se não por alguns detalhes:

- Meu salário é o mais baixo da empresa.
- Em julho e agosto, houve quatro aniversariantes. Quase um por semana.
- Eles inventaram de comprar presente de despedidas também. Até agora, três pessoas saíram.

Façam a conta. Sete vaquinhas. E, err..., quando o chefe e o poderoso chefào estão entre os aniversariantes de agosto, não dá pra ficar de moedinhas, né?

Pois agora, final do mês, eu quero é saber quem vai pagar as minhas contas! Humpf!

25 comentários:

  1. Diga que eh seu niver e leve as contas...dizendo olha nao quero presente quero que paguem isso e isso. rss quem dera fosse facil assim neh?? eu nao trampo ainda aqui na Noruega nao sei como funciona esse quesito...o exemplo mais proximo de sua situacao...eh meu esposo vive reclamando que por mês ele precisa cooperar com 100 kroner, pro café que a copa oferece, ele chega com raiva dizeno que paga e sempre que vai pegar café nao tem,rss eh meio saia justa ai como vc..se correr o bicho pega e nao ajudar pagar o povo fala. rssss bjs Eve.

    ResponderExcluir
  2. Ah nao...mas vaquinha tem no Brasa também! Me lembro que na minha última agência era assim, um niver atrás do outro! hahahaha

    Pense no super presente q vc vai ganhar no seu!

    beijoooo

    ResponderExcluir
  3. É...eu sinceramente passei a "desgostar" desta história por vários motivos. Por menos que seja o valor, é como vc falou...somando tudo lá se foi uma graninha considerável. O duro é não colaborar e ficar "mal vista", porque falam que é espontâneo, mas que nada! Apesar que do jeito que o andor vai, pelas bandas de cá, eu seria bem sincera...olha pra mim não dá, eu passo!hahahaha Me pulem, não contem comigo! hahahah

    ResponderExcluir
  4. vaquinha jura? nossa, os alemães tão mto legais hein! aqui não tem isso não.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho uO isso de vaquinha pra presente, acho que quem é próximo e quer dar um presente, vai lá e faz, dë do seu bolso e pronto. Imagine uma empresa grande, aff.
    No meu curso de norueguês tinha isso de vaquinha pra presente pra professora, no niver, no final do curso, no Natal, páscoa... No primeiro curso era somente uma professora, então demos no final do primeiro semestre e no Natal, não lembro se demos no niver. Já no segundo curso eram duas professoras, mas a galera não gostava de uma e a outra só ia uam vez na semana. No final demos flores pras duas no final do ano e no final do curso, foi bem barato, mas ainda assim foi dificil juntar o dinheiro pois o povo não queria pagar, tipo 3 euros, kkkk
    Também tem aqui o lance das visitas quando nasce um bebê, chá de bebê (agora algumas já mandam avisando o que querem de presente, kkk)...

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. é verdade...na empresa do marido sao sempre 5 euros. Entao ja viu...5 aniversariantes por mes + nascimentos + despedidas + casamentos ...etc,etc. E o salario o... (igualzinho, igualzinho) hehe bjs!

    ResponderExcluir
  7. Nas empresas daki q conheço, eles só dão parabéns mesmo!! hahahaha No máximo fazem vaquinha pra presentes de despedida ou qdo alguém tem filho. (o que não é td hr)
    ;)
    Bjs
    Manddy
    http://tourdubaiguide.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Mas nao tem um limite Eve? Tipo $20 por pessoa? Ou cada um da o que quer...se for assim é fo%$#...rs...
    Adorei o seu "header" Eve, ficou super lindo e original!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. ptzzz ai é pra acabar vc tá quase trabalhando pra participar de vaquinhas rsrsrs que tal vc sugerir que seu facam a tal vaquinha e lhe entreguem todinha e nd de comprar presente ? pode ser um consolo rsrsrs... feliz semana

    ResponderExcluir
  10. ptzzz ai é pra acabar vc tá quase trabalhando pra participar de vaquinhas rsrsrs que tal vc sugerir que seu facam a tal vaquinha e lhe entreguem todinha e nd de comprar presente ? pode ser um consolo rsrsrs... feliz semana

    ResponderExcluir
  11. puuuts. Essa coisa de vaquinha nunca da certo.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  12. Tbm já fiz vaquinha no Brasil mas aqui, pelo menos no trabalho do marido, eles fazem por departamento, pois uma empresa grande com 500 funcionários ou mais nao tem salário que aguente rsrs e tbm tem gente que nem se conhece.

    ResponderExcluir
  13. É vaquinha, é fazer bolo no proprio aniversario e na despedida. Eu hein.... :-P

    Eu nao pago nunca. Sou estudante (leia-se salario baixo, pobre) e por sinal estudante aqui na empresa nao ganha presente de aniversario, entao de vaca eu só sou mao de vaca mesmo. Hahaha

    Para minha despedida juntei meu aniversario que foi no comeco do mês e trouxe manjar branco para o povo comer.

    ResponderExcluir
  14. Pois aqui no escritório que eu trabalho na Espanha tem várias vaquinhas:

    1. Aniversarios de funcionarios,

    2. Nascimento de filhos de funcionarios,

    3. Falecimento de pai/mae de funcionarios (para comprar a coroa de flores)

    4. Casamento de funcionarios

    5. Despedida de funcionarios.

    Juro que é verdade. O pior é que nao somos muitos (15 pessoas) e todo mundo se amarra em contribuir. Se eu nao contribuir ficarei com fama de "escroto" do escritorio. Cada vaquinha dessas provoca uma facada média de 20 euros.

    ResponderExcluir
  15. Eve se eu te contar como é aqui você não acreditaria!

    No Brasil, pessoal juntava uma graninha, cada uma dava 2, 3 reais e compravam um bolo ou mais de um (dependendo do número de pessoas) e era essa a comemoração. Se você fosse mais intimo do aniversariante, poderia dar um presente por conta própria.

    Aqui, o aniversariante traz o bolo. A umas duas semanas atrás, um dos gerentes trouxe um bolo e informou a todos (pq ninguém lembrou) que era niver dele. Começou aquele reboliço, comprar presente. A gerente do Rh se ofereceu pra pegar o carro, comprar e trazer algo. Foi, voltou com algo que eu nem sei o que foi, e passou um envelope pra contribuirmos. Muitos deram desculpa de que não tinham grana trocada, eu sou nova aqui, fiquei com vergonha de dizer que não tinha, dei o que tinha na carteria, meus 'déizão' de emergencia pq eu só ando com cartão de débito. Só que eu não entendi até agora, me parece que o dinheiro não era pra reembolsa-la do presente, mas sim dar de presente para o manager. DAR DINHEIRO DE PRESENTE?! HUM OI? Fiquei boba, o cara deve ter ganhado uns 80/90 euros de presente, num escritório de 11 pessoas. Agora me diz, eu também tenho o menor salário aqui, mês de outubro são 4 aniversários, como fas? Acho feio dar dinheiro, principalmente pra alguém que ganha tão bem! Enfim...

    Beijao

    ResponderExcluir
  16. E claro que hoje foi meu ultimo dia de trabalho na empresa, e claro que eu ganhei presentinho. Até me senti mal que ainda hoje tava falando que estudante nao ganhava nada, hahaha.

    @Simone: aqui também é comum cada um levar bolo no dia do proprio aniversario. Weeeird if you ask me ;)

    ResponderExcluir
  17. Aqui tb tem isso???
    Eu acho muito chato!!!

    ResponderExcluir
  18. E é assim que as vaquinhas vão pro brejo... :)
    bjk
    Mônica

    ResponderExcluir
  19. O jesto é bem legal, mas eu te entendo, no final fica mesmo caro.

    ResponderExcluir
  20. Acho que eles tem mania de vaquinhas mesmo... rs Aqui até em casa na família do Schatz tem isso. Alguém faz aniversário e já se sabe da vaquinha... ótimo que o marido, cunhada e cunhado tenham nascido em julho e agosto, né? Meses de vacas magras depois de tanto aniversário! huahauhauhauah

    ResponderExcluir
  21. Já pensou se vc ganha um aumento com direito a plano de saúde no seu niver? perfeito!

    ResponderExcluir
  22. Eu trabalho numa empresa em Düsseldorf, e fazemos vaquinha também em caso de casamento, nascimento de bebê ou presente de despedida. Mas de aniversário, nao. Quem faz aniversário pode escolher entre trazer alguns doces e salgados, ou nao. Mas, presente, ele/ela nao ganha nada: só um happy birthday cantado bem desafinado :-D
    Quanto a dar moedas... nao se acanhe!!! Aqui no escritório vários dao moedas, mesmo sendo para gerente ou gerentao. Dar cédulas só se é um colega que você gosta muito ou trabalha mais tempo. Portanto, nao se acanhe: moeda na vaquinha! :-D
    Beijocas, Angie

    ResponderExcluir
  23. haha eu dou moedinha sem peso na consciencia! o presenteado nao vai saber mesmo!

    e dou quando da. nao participo de todas nao...

    beijo!

    ResponderExcluir
  24. La no brasil, em duas empresas particulares que trabalhei ninguem nem se dava conta da existencia do outro, ja em duas estatais que trabalhei, o sujeito mais chegado do aniversariante passava o chapeu recolhendo vaquinhas e organizava uns comes e bebes ao fim do dia: bolo, salgadinhos e refri, as vezes um champanhe (para chefes).
    Nunca trabalhei aqui, mas minha amiga trabalha numa chocalateria e diz que é o aniversariante que tem de oferecer uns comes e bebes- la onde ela trabalha, geralmente rola uns sauduichinhos e canapes pra hora do almoco.
    Ja em nascimento de filho todo mundo dá dinheiro, a turma junta e compra um ou dois presentes em nome de todos, tipo o carrinho, etc.

    ResponderExcluir
  25. Pra vcs verem como sao as coisas. rsrs
    Na empresa, o aniversariante leva o bolo, mas tb leva o presente.
    E, como a empresa é pequena, e eu estou lá só a 5 meses, acho que se tivesse mais coisas, seria igual com o Edu. rs
    É isso, tenho que ganhar mais pra dar conta. =P

    Bjs!

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P